Rua Delfim Moreira, 463

Sala 5 - Centro

Varginha-MG

  • Instagram
  • Facebook

Telefone e Whatsapp:

(35) 98899-0373

michelmansurpsicologia@gmail.com

© 2019 por Michel Mansur - Psicologia & Psicoterapia

1.

Psicoterapia

O que é?

A Psicoterapia, ou simplesmente terapia, também conhecida como Psicologia Clínica. É a forma de atuação mais popular do psicólogo, onde buscamos auxiliar pessoas com suas questões cotidianas da vida, problemas emocionais ou transtornos psicológicos.

 

Durante esse trabalho desenvolvemos junto com a pessoa novas ferramentas para lidar com problemas de estresse, luto, ansiedade, depressão, mudanças de vida e carreira, relacionamentos, entre várias outras questões que ocorrem durante as nossas vidas.

 

Esse acompanhamento, que pode ser realizado de forma individual, em casal ou em grupo, traz diferenças mentais e comportamentais significativas para o dia a dia de quem busca essa forma de trabalho, melhorando sua maneira de lidar com a vida, consigo mesmo e com as outras pessoas.

________________________

 

Para quem é?

Para todos. Ao contrário do que muitos pensam, a psicoterapia é um processo muito produtivo para qualquer pessoa independente do seu estado emocional.


Não é um tratamento apenas para pessoas em extremo sofrimento psíquico como muitos pensam, mas sim para qualquer pessoa que tenha problemas que pareçam sem solução, tenham dificuldades pessoais que pareçam não ter resposta, ou simplesmente, para quem busca autoconhecimento, bem-estar e qualidade de vida.

Durante o processo você poderá focar em olhar para si e para os seus sentimentos, compreendendo mais sobre si próprio e administrando melhor as suas emoções diante de novas questões que surgem durante sua vida.

________________________

Benefícios da Psicoterapia:

 

  1. Autoconhecimento: é comum nos questionarmos em diferentes situações sobre nossos pensamentos e atitudes, mas em geral não conseguimos nos aprofundar e avaliar essas análises para utilizá-las a nosso favor. Com a psicoterapia esse diálogo interno se torna mais fácil e recorrente, e traz benefícios para as suas relações pessoais e profissionais no dia a dia.  

  2. Contato com as emoções: uma diversidade de sentimentos acontecem conosco na nossa rotina e deixamos muitas vezes de lado para que possamos seguir mais racionais e produtivos. Esse “deixar de lado” nos afasta do autoconhecimento e da avaliação daquilo que realmente acreditamos ser melhor para nós mesmos. Com a psicoterapia, esse tempo para avaliar essas sensações e como queremos nos conectar a elas acontece, e nos dá a chance de cuidarmos de nós mesmos.

  3. Autocontrole: quantas vezes temos atitudes desproporcionais e explodimos de raiva, angústia e tristeza, ou até mesmo não conseguimos controlar nossas ansiedades por algo bom que está por vir. A psicoterapia ajuda a regular essas oscilações de sentimentos e das expressões deles.

  4. Enxergar as suas habilidades: travar em uma fala por estar diante de um público, não compreender os sentimentos dos outros, e outras questões que nos colocam a prova, podem ser trabalhadas na psicanálise com objetivo de quebrar essas barreiras e conquistar inteligência emocional diante das dificuldades.

  5. Um novo sentido: ao longo da vida absorvemos conhecimentos e referências o tempo todo, que muitas vezes nos paralisam diante da quebra de algum estigma ou ação, apenas por um “pré-conceito” que não nos permite evoluir. A psicoterapia desconstrói esses espaços e ajuda a criar ferramentas para que possamos transpor esses paradigmas.

  6. Quebra de frustrações sociais: quantas vezes a sociedade nos impõe a comportamentos e atitudes que nem sempre nos identificamos e terminamos frustrados e com sentimento de não pertencimento a algo ou alguém. Geramos uma cobrança interna ainda maior e na psicanálise você encontra esse espaço aberto, livre de julgamentos para avaliar justamente quem você quer se tornar.

  7. Percepção dos relacionamentos: seja ele no trabalho, em casa com a família, entre amigos ou amoroso, na psicanálise você encontrará espaço para compreender a complexidade e os benefícios dessas relações.

  8. Empoderamento pessoal: se conectar consigo mesmo o fará criar ferramentas de compreensão e ajuste dos seus defeitos, aceitação das suas diferenças e coragem para empoderar-se de você mesmo. Esse é o resultado do trabalho de autoconhecimento que lhe dará ainda mais força para lidar com a rotina e com o seu amor próprio.

 

“Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração.
Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.” – Carl Jung